terça-feira, 12 de abril de 2011

Caridina cf cantonensis "crystal red"



Nome científico: Caridina cf cantonensis "crystal red"
Nome comum: Crystal Red
Origem: Hong Kong
Comportamento: Pacífico
Sociabilidade: Grupo
Ordem: Superior
Temperatura: 21ºC  a 27ºC
Ph: 6.5 a 7.2
Alimentação: Essencialmente só se alimenta de algas e de detritos,
(gostam muito de comida para peixes e de caracóis esmagados).



Informação Geral: Este camarão é fruto de um apuramento genético da forma selvagem dos camarões " Bee". A cor vermelha é recessiva e surgiu no meio de uma enorme colónia de camarões " Bee" de um senhor japonês chamado Hisayasu Suzuki, em 1996. A partir daí, inúmeros cruzamentos foram feitos de modo a tornar esta cor estável quando macho e fêmea " Crystal Red" se cruzam. Com apuramentos ainda mais refinados de modo a tornar as cores vermelha e branca ( especialmente a cor branca) mais intensos, aliados ao enorme desafio de manter estes camarões muito sensíveis, este animal ganhou bastante popularidade no Japão que eventualmente acabou por se espalhar um pouco por todo o Mundo. Hoje em dia a tendência é para um predomínio da cor branca, ficando apenas com alguns resquícios de padrões vermelhos.
À semelhança dos camarões " Bee", estes camarões são muito sensíveis a compostos nitrogenados e a sua sensibilidade aumenta à medida que os apuramentos são mais refinados. Com as várias fases de apuramento, criou-se uma " Classificação de classes", pela qual os hobbiistas se guiam para graduar os seus espécimes, com base no padrão, cor, características especiais delineadas pelas bandas, etc.
Por norma, estes animais encontram sempre alimento no aquário, como detritos e algas ( à semelhança da maior parte de invertebrados) mas, de modo a fortalecer as cores e proporcionar melhores condições para a sua reprodução, podem, ocasionalmente, ser fornecida comida que vai desde folhas de espinafres ligeiramente fervidas, cenoura, ervilhas e comidas específicas para invertebrados. Atenção à sobrealimentação nesta espécie, pois facilmente os nitratos ( num aquário bem ciclado) podem subir e causar baixas. Qualquer pico de amónia é fatal para estes camarões. 
Um bom indicador das condições da água nesta espécie é observar o seu comportamento. Quando estes nadam activamente pelo aquário todo e passam muito tempo à superfície, quer dizer que algo se passa com a água do aquário. É preciso realizar testes de amónia e nitratos de modo a restrear se houve picos destes compostos. Quando os camarões saltam para fora do aquário, o problema é ainda mais grave e o ideal é fazer-se uma troca de água de modo a reduzir-se os compostos tóxicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário